ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nosso objetivo é estruturar operações de emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários, utilizando estruturas coerentes e seguras, analisando o contexto socioeconômico envolvido.

SECURITIZAÇÃO RESIDENCIAL E LOTEAMENTO

A securitização de créditos imobiliários pulverizados consiste na concessão de recursos financeiros por parte de investidores qualificados para loteadoras e incorporadoras, a fim de viabilizar e alavancar o desenvolvimento imobiliário.

Para isso, as loteadoras e incorporadoras cedem os créditos imobiliários oriundos de contratos de compra e venda de imóveis ou lotes, que são representados por CCI (Cédula de Crédito Imobiliário), que serão utilizados como lastro para a emissão de CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) a serem adquiridos por investidores.

SECURITIZAÇÃO CORPORATIVA E PROJETOS

Qualquer empresa que possua imóveis que possam servir de garantias reais e uma situação financeira estável é potencial candidata a captar recursos por meio da securitização imobiliária.

Um exemplo desse tipo de operação é a securitização com lastro num contrato built to suit. A empresa contratante possui um projeto de construção civil com especificações pré-estabelecidas e firma um contrato com uma construtora/incorporadora para que seja prestado tal serviço.

Para o locatário é vantajoso, pois não terá necessidade de investimento em imóveis e construção, tendo somente a despesa de aluguel (dedutível da base de IR e CSLL nas empresas tributadas pelo lucro real), e receberá um imóvel sob medida para suas necessidades.

O contrato de locação é o chamado contrato ”built-to-suit”, onde o locatário renuncia ao pleito da revisional, e em caso de rescisão antecipada deverá pagar multa proporcional ao valor investido e ao prazo de amortização de tais investimentos.

Além de obter recursos via mercado de capitais (desintermediação bancária), a empresa passa a ter uma despesa operacional (locação), ao invés de custos de depreciação e amortização (atinentes à propriedade) incorridos pelas pessoas jurídicas tributadas pelo regime do lucro real para fins IRPJ e CSLL.

SECURITIZAÇÃO DE SHOPPINGS CENTERS

A securitização de shopping center consiste em securitizar os contratos firmados entre o(s) proprietário(s) do shopping e os lojistas. Como esses contratos possuem prazos curtos, deve-se firmar um contrato complementar, do(s) proprietário(s) com ele(s) mesmos, para que caso os lojistas venham a distratar o contrato de aluguel, o próprio dono do shopping ser coobrigado na responsabilidade de complemento do lastro.

Por isso é de extrema importância a análise do NOI (Net Operating Income), que representa a capacidade do shopping em honrar suas dívidas. O NOI nada mais é do que a receita do shopping descontada de todas as suas despesas.

CONSULTORIA DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Por meio da GaiaSec Assessoria Financeira Ltda., montamos estruturas para fundos de investimento imobiliários e somos consultores dos fundos XP Gaia Lote I e Modal Gaia Institucional Recebíveis Imobiliários

Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 633 • 8º andar • CEP 04544-051 • Vila Olímpia • São Paulo SP

Tel.: +55 11 3047-1010

gestaocri@grupogaia.com.br