SECURITIZAÇÃO

O QUE É?

O Certificado de Recebíveis Imobiliários, mais conhecido como CRI é definido por lei como título de crédito nominativo, de livre negociação, lastreado em créditos imobiliários, e constitui promessa de pagamento em dinheiro. O CRI é de emissão exclusiva das companhias securitizadoras.

A securitização é uma forma de converter recebíveis em valores mobiliários para oferta ao mercado de capitais. O termo “securitização” no Brasil veio da expressão inglesa “securities” (valores mobiliários), mas o nome que mais reflete a operação é titularização (ou seja, transformar em um título), termo usado em outros países que falam português. Uma empresa que possui um ou mais contratos imobiliários com pagamento a prazo pode utilizar a securitização para antecipá-los. Por exemplo: uma loteadora vende lotes de um empreendimento em 100 parcelas, em seguida vende esses recebíveis para a securitizadora e recebe à vista os recursos; ou uma empresa proprietária de um shopping, que possui aluguéis a receber dos lojistas, pode antecipar esse fluxo por meio da securitização.

Para as empresas, trata-se de uma importante ferramenta de desintermediação financeira que possibilita a captação de recursos diretamente no mercado de capitais, com prazos que podem chegar a 10 anos. Além disso, a securitização possibilita uma customização que pode viabilizar diversos modelos de estruturas financeiras com recebíveis, buscando sempre a alternativa mais adequada para a emissão.

Para os investidores, é uma alternativa de investimento em que a customização traz diversas opções de rentabilidade que podem ser adaptadas à estrutura da securitização, que pode ser prefixada ou acompanhar diversos indexadores. Outra vantagem é que, de acordo com o objetivo da estrutura, o título pode tanto correr o risco da empresa originadora dos créditos, quanto o risco diversificado dos recebíveis que lastreiam o título.

ESTRUTURA OPERACIONAL

Cada estrutura pode ser customizada e utilizada de diferentes formas de acordo com situações e necessidades. Apesar de não ser padronizada, existe uma estrutura básica em que a securitização sempre estará representada:

Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 633 • 8º andar • CEP 04544-051 • Vila Olímpia • São Paulo SP

Tel.: +55 11 3047-1010

gestaocri@grupogaia.com.br